Prémio BIAL de Medicina Clínica 2024

Cerimónia de Entrega
12 de fevereiro, 11:00
Ver mais

Prémio Maria de Sousa 2025


Candidaturas abertas até 31 de maio 2025
Mais informações

BIAL Award in Biomedicine 2025

Nomeações abertas até 30 de junho 2025
Ver mais

Fundação BIAL

Há 30 anos a distinguir e apoiar os que procuram avançar na ciência
e no conhecimento em Portugal e no mundo.
Ver mais

Apoios à Investigação Científica

Nas áreas da Psicofisiologia e Parapsicologia
Ver mais

Últimas Novidades

Não perca os nossos Destaques e Science Stories
Ver mais



Sobre nós

Ver mais



Prémios

Ver mais



Apoios

Ver mais



Simpósios

Ver mais

Notícias

Notícias

O impacto da comunicação pós-morte no luto

Estudo com 70 indivíduos que vivenciaram comunicação pós-morte com parceiros ou cônjuges falecidos revela que a maioria a considerou reconfortante e útil no seu luto.

Saber mais

Praticantes experientes de meditação conseguem desligar voluntariamente a consciência?

Estudo revela que praticantes experientes de meditação conseguem modular voluntariamente o seu estado de consciência durante a meditação.

Saber mais

O que recordamos depois de vermos um filme varia com a idade?

Investigadores avaliaram como jovens adultos e adultos de meia-idade recordam, passado uma semana, informação detalhada de um filme.

Saber mais

Notícias

Prof. Peter Fenwick

A Fundação BIAL manifesta profundo pesar pela passagem do Prof. Peter Fenwick, uma figura ímpar da Parapsicologia a nível internacional, amplamente premiada pelo seu trabalho sobre o processo da morte, incluindo consciência e experiências de quase morte.

Saber mais

Podem os psicadélicos melhorar o treino meditativo?

Embora a evidência terapêutica da meditação e dos psicadélicos tenha sido estabelecida quando usados de forma isolada, investigação recente começa a indicar sinergias potenciais na sua combinação. A equipa de investigação liderada por Milan Scheidegger realizou um estudo randomizado controlado com o objetivo de testar se a N,N-dimetiltriptamina (DMT), um ingrediente ativo da ayahuasca e a harmina (DMT-harmina) combinadas com a meditação aumentam (1) a atenção plena, (2) a compaixão, (3) o insight e (4) a transcendência do tipo místico num grau superior ao da meditação com placebo, durante um retiro de mindfulness de 3 dias. Observou-se que a atenção plena e a compaixão não foram significativamente diferentes no grupo DMT-harmina em comparação com o grupo placebo. No entanto, o grupo DMT-harmina autoatribuiu níveis mais elevados de experiências do tipo místico, consciência não dual (consciência unificadora que transcende a separação entre o eu e o outro, ou entre a mente e o corpo) e insight emocional durante os efeitos agudos da substância, em comparação com a meditação com placebo. Parece que o DMT-harmina pode apoiar a meditação e o bem-estar relacionado com a meditação ao induzir experiências de insight, transcendência e significado, e não através do aperfeiçoamento da atenção plena ou da compaixão. Este estudo foi publicado na revista científica Journal of Psychopharmacology, no artigo Meditating on psychedelics. A randomized placebo-controlled study of DMT and harmine in a mindfulness retreat, apoiado pela Fundação BIAL, no âmbito do projeto de investigação 333/20 - Mindfulness and psychedelics: A neurophenomenological approach to the characterization of acute and sustained response to DMT in experienced meditators.

Saber mais

Prémio Maria de Sousa 2024 entregue no evento de celebração dos 30 Anos da Fundação BIAL

Jovens investigadores premiados nas áreas das células estaminais, acidente vascular cerebral, envelhecimento, doença respiratória fúngica e doença inflamatória intestinal

Saber mais